domingo, 11 de novembro de 2007

Saudade

Acordei tarde, a voz da Cássia soava triste e distante nos fones de ouvido que já estavam quase caindo da cama. "As pessoas morrem, conforme-se". O Sol brilha hoje, o céu está limpo. Então por que essa claridade me irrita? Por que nesses dias as pessoas abrem as janelas e respiram fundo como se fossem obrigadas a aproveitar o ar da manhã? Por que elas agem como se fossem obrigadas a serem felizes? Num esforço que suga quase toda a sua energia vital, com a irônica finalidade de aproveitar a vida. Eu tive um bom momento, mas o perdi quando me dei conta disso. A felicidade a gente aproveita inconscientemente, a partir da hora em que existe a percepção de que algo está sendo aproveitado, o bom momento se perde. "As pessoas morrem, conforme-se". Já me conformei e não foi difícil. Difícil não é se conformar quando elas morrem, e sim quando vão embora, deixando só a lembrança de um esforço em fazê-las ficar. Porque dos momentos felizes a gente não lembra, só experimentamos, mas não temos consciência deles. As pessoas morrem, vão embora, você se esforça para ser feliz e se mata para tentar viver. Nada pode ser feito, conforme-se. Todo esse saber, esse conhecimento, essa impotência. Conforme-se ou vá embora.

4 comentários:

Luciana disse...

Talvez vc nao tenha perdido nada, talvez as pessoas voltem, talvez elas ainda nem foram...

lisspow disse...

se elas morreram elas não podem ter ido embora. se elas foram, elas podem voltar.
de qualquer jeito, conformar-se com qualquer uma das possibilidades é, no mínimo, trabalhoso.

P.S.:
"Num esforço que suga quase toda a sua energia vital, com a irônica finalidade de aproveitar a vida."

impossível não pagar pau, como sempre.

Natalia Novais disse...

não sei o que é pior... se é quando vão embora por nossa culpa ou quando vão sem que possamos fazer nada para evitar. ah, aliás, eu sei qual é o pior... tentar evitar e nao conseguir :~

Natalia Novais disse...

eu tentei imitar o seu texto da estela!
heuehuehuehuehuheue :}

beeeijo bandaaa
;***


( desculpa o fiasco que eu dei hoje :~ )