segunda-feira, 20 de agosto de 2007

Queria pedir desculpas pelo meu último post. Odeio ficar poética. Mas existem características, das quais não gostamos e por mais que tentemos reprimi-las, sempre acabam vindo à tona, de uma ou de outra forma. Na verdade a desculpa que eu peço é quase para mim mesma, por demonstrar insegurança, fraqueza, desespero. Isso fere demais o meu orgulho inútil. Fazer o quê se muitas vezes não consigo ser sensata nem racional? Besteira minha achar que ser tudo isso alivia a dor, o que me torna ainda mais ridícula, pensar a dor, imagine! O pior defeito do ser humano é se achar superior por ter a capacidade de pensar. Sermos racionais, só nos traz angústia, pois pensar nos permite compreender que temos limites. Não aceitamos nem queremos isso. Quer ir à Lua? Vamos. Quer adiar a morte? Adiamos. Quer construir o mundo? Construímos. Quer ser imortal? Um dia, quem sabe. O humano não se enquadra na natureza, ela não basta. E cada um vai andando para uma direção, completamente descoordenado, procurando não sei o quê para justificar a vida e ter um bom motivo pelo qual continuar, mas não sabem usar o raciocínio e acabam por se destruir e destruir o mundo achando que estão fazendo a coisa certa. É aí que entra a emoção, ou a depressão. Mas o que eu fiz de errado? - eles perguntam. E você não sabe, senhor animal racional? - eles respondem. Como eu pude ser tão cego? (você não quis ver), como eu pude errar tanto? (você não pensou certo), como não percebi antes? (você não prestou atenção). Depois que tudo acontece, toda e qualquer situação transforma-se no óbvio que ulula (como diria Nelson Rodrigues) e flutua diante de nossas córneas. Tudo torna-se claro. "Por que não notei antes?" Então vem a fase da dor e da mágoa, onde a pobre criatura sente pena de si mesma, tal auto-compaixão deprimente vira raiva e ódio, por tudo e por todos.
Percebendo que a fúria não muda nem leva a nada, ela transforma-se em depressão, onde o ódio não é contra os outros, mas contra si mesmo. Depois de constatar que a sua existência de nada vale, vem a redenção e o lamento, que não é sentir pena nem ódio, mas desistir completamente, sentindo-se o ser mais imprestável que existe por não saber resolver nem mesmo os próprios problemas. Ô serzinho mais contraditório, sempre querendo impor a razão aos seus instintos, vai estudando, vai refletindo, vai procriando, vai trabalhando, vai criando, vai vivendo escravo das suas emoções!

3 comentários:

Jaq Gimenes disse...

Tudo bem, tá desculpada pelo post anterior! rs!

Mas eu acho que meu post é como uma resposta pra essa insegura manifestação de auto-compaixão, que existe nos seres humanos mais sensíveis, sofro muito disso, tenhos vários rascunhos, que nunca publiquei por falta de coragem, e por medo que que iriam pensar. Outro dia eu disse pro Yuri, que ser depressivo é um estado elevado de espirito, e que pessoas alegres demais muitas vezes são chatas... mas essa é a minha verdade. Mas mesmo com o meu estado elevado de espírito acredito que viver vale a pena!

**o:

ps. amei a chapeuzinho vermelho! *o: tks!

improvisatore disse...

ok,,, so que tenho que pedir pra paty revisar meus posts, muitos errinhos toscos,acho que vou começar a participar das aulas de redação dela...
bjão suh

Luciana disse...

e eu que sou triste? =/


mas como sempre escrevendo perfeitamente, quanto à poesia, nunca me dei com ela, nunca entendi ela, entao admiro quem o faz!

=DDD

beijos suh!